Ao atender uma solicitação de locação , na tela o sistema facilita a vida do operador, trazendo várias informações desejáveis para uma locação.
Se a solicitação veio de um cliente já cadastrado o sistema traz todos os dados do cliente , na tela, podendo conferir novamente se o endereço continua o mesmo.
Pode fazer a verificação da ficha do cliente, pois o sistema consulta em tempo real o módulo de cobrança, mostrando duplicatas atrasadas.
Ao escolher um equipamento , o sistema traz automaticamente todos os materiais acompanhantes, na tela do computador (figura 1). Ou seja, o sistema conhece cada equipamento, logo o sistema já traz na tela uma lista de todos os materiais acompanhantes, como acessórios e materiais adicionais, como descartáveis e consumíveis.
Assim, dificilmente , há erros na entrega do equipamento , já que o computador automaticamente sugere os materiais acompanhantes, e o computador conhece cada modelo de equipamento.
No instante em que é fechado o processo , imediatamente o sistema emite a lista de material a ser separado , em micros impressoras, existentes no almoxarifado.
Assim enquanto o processo anda, é possível já fazer antecipadamente a separação do material e a logística da entrega.
O sistema emite automaticamente a ficha de remessa para locação (figura 2)
O sistema controla individualmente cada equipamento, através do seu número de série. A maioria dos equipamentos já tem este número de série estampado nele, com isto, é possível fazer a leitura automática , utilizando um leitor de código de barras. Isto garante agilidade e precisão no despacho do equipamento, evitando erros , pois é possível capturar automaticamente o modelo de equipamento e o seu número de série , através da etiqueta de código de barras.
A ficha de remessa , emitida pelo computador , possui um número de controle, com código de barra
Este código de barra impresso, poder ser lido, através de leitor automático, para a confirmação de entrega (veja modelo de ficha , figura 1), quando a ficha retorna à empresa.
Uma mesma ficha de remessa , pode conter vários equipamentos e estes serão descritos um a um , com o seus respecitivos números de series.
Se eventualmente um equipamento vai ser acompanhado de acessórios, estes também, serão descritos um a um.
Se algum deste equipamento , for acompanhado de material adicional, material descartável ou material consumível, eles serão descritos , também na ficha de remessa.
Estes materiais adicionais (consumíveis e descartáveis) são identificados e registrados no sistema, por lote, assim , havendo algum problema é fácil obter todas as informações detalhadas.
Este processo é facilitado, já que muitos destes materiais consumíveis e descartáveis , já têm impressos os números de lotes, em código de barras, e aqueles que não vêem de fábrica , com isto, o sistema emite etiqueta com código de barras, portanto todo o estoque , está préviamente identificado.
Se o equipamento a ser locado, vai ser transportado, por terceiros, e houver necessidade de nota fiscal de remessa , o sistema emite automática a nota fiscal de remessa.
Quando da retirada do equipamento, o sistema é quem emite automaticamente a ficha de retirada (figura 3).
O sistema emitindo automaticamente a ficha de retirada , detalhando todos os materiais enviados, agiliza o processo e garante segurança .
Como o sistema tem conhecimento de todos os equipamentos que estão no cliente (paciente), ele sabe o dia em que foi enviado cada equipamento, e como estes equipamentos tendem a ficar um certo tempo no cliente, o sistema pode recomendar automaticamente manutenções preventivas nos equipamentos.
O sistema pode dar um alerta de tempo em tempo , quais são os equipamentos que têm de sofrer manutenção preventiva.
Quando da retirada de cada equipamento no cliente, na volta é feita uma verificação minuciosa, item a item.
Como o nosso sistema é todo integrado , quando do retorno do equipamento o sistema obriga a entrada no setor de Assistência técnica.
Assim o próprio sistema abre uma ordem de serviço , automático , no módulo de assistência técnica, para a revisão do equipamento. (figura 4), agilizando o processo.
Lembre-se que o nosso sistema é um sistema ERP, empresarial , completo, e o módulo de Assistência Técnica é mais um outro módulo existente no sistema
Isto evita fraude, pois além de automatizar o processo, e como é o sistema que abre a ORDEM DE SERVIÇO automático , num outro módulo do sistema, dá para um módulo controlar o outro.
Uma fraude possível seria não retirar o equipamento no cliente, e deixá-lo como já retirado , no sistema de Locação. Isto então vai suspender cobrança, ou seja entrada de dinheiro.
Como o sistema dá entrada (abre uma ordem de serviço) automático na Assistência Técnica, tão logo , houve a informação da retirada, não vai ter o equipamento à mão,para revisar.
E a integração continua funcionando, pois quando o módulo de Assistência Técnica, informa que o equipamento já foi revisado ou consertado, o sistema automaticamente deixa-o disponível e na tela de equipamentos disponíveis para Locação, este equipamento aparece automáticamente.
Como o sistema , é todo integrado, periodicamente, faz a conversa com o módulo de Faturamento , emitindo solicitação de faturamento de serviço de locação.
O nosso sistema de Locação , possui duas especializações .
Um sistema de locação adequado para locação de equipamento para pessoa jurídica (hospital).
Outro sub-sistema de locação para locação de equipamento para pessoa física
Este é a modalidade de HOME CARE.
Eles têm características diferentes e o sistema sabe tratar cada um deles.
No caso de faturamento para pessoa jurídica , eu posso ter a figura de contrato , e um contrato de locação que vincula vários equipamentos.
Periodicamente o sistema emite um demonstrativo detalhada e faz o faturamento de serviço de locação e este faturamento está vinculado diretamente ao locador.
Já na modalidade HOME CARE, o cliente pode ser vinculado a uma operadora de saúde, uma empresa de saúde em grupo.
Portanto é necessário fazer o faturamento para a operadora de saúde em grupo.
Entretanto é necessário, demonstrar através de relatório, detalhar , cada locação para cada paciente. (figura 5)
Assim na modalidade HOME CARE, o sistema tem cadastrado cada paciente individualmente, mas vincula cada um destes pacientes com a sua empresa de medicina de grupo.
Neste caso todo o processo operacional está vinculado ao paciente , mas o financeiro é vinculado a uma empresa de medicina de grupo, e aqui há um único faturamento , mas há um anexo detalhando todos os serviços prestados para os participantes.
Como o nosso sistema é todo integrado, o módulo de Locação fornece automaticamente os dados para o módulo de Faturamento, faturando serviços e materiais consumidos, seja para cliente particular, seja para uma operadora de saúde.
Por sua vez, o módulo de Faturamento, interage com outro módulo ,o de Cobrança
Este faz automaticamente a emissão do boleto, o arquivo de remessa (duplicata eletrônica).
O sistema de cobrança , também processa eletrônicamente os recebimentos, através da integração eletrônica com os bancos.
Portanto o módulo de locação , é todo automático, com o computador fazendo todas as funções automaticamente, seja emitindo o papel de remessa, emitindo o papel de retirada.
Periodicamente, ele calcula, e faz o faturamento automático.
Faz a demonstração detalhada para as operadoras de saúde, que agrupam os pacientes.
Faz o cálculo do serviço automático, pois posso operar com preços diferenciados por operadora de saúde.
Garante agilidade , precisão e rastreabilidade, no processo, pois todos os materiais são identificados por série (equipamento) e por lote , os demais.
Totalmente integrado com o sistema geral , pois emite todas as notas fiscais automaticamente, conversando com o módulo de faturamento.
Faz a emissão de boleto automático, faz a remessa de duplicata ao banco e apanha as baixas no computador do banco.
Faz a integração com o outro módulo do sistema, o módulo de Assistência Técnica, seja pela manutenção preventiva , seja pela abertura de ordem de serviço automático , no retorno do equipamento.
Findo a revisão ou conserto o sistema deixa novamente o equipamento disponível para nova locação.
Com isto é possível notar a importância de existir um módulo feito para a atividade central do negócio, e ver a integração perfeita e elegante existente entre todos os outros módulos do sistema, já que o nosso sistema é um ERP , completo.
Voltar